FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

domingo, 29 de agosto de 2010

ESTRADA DE FERRO PRÍNCIPE DO GRÃO PARÁ

Caros amigos e simpatizantes da causa "reativação da Ferrovia Rio-Petrópolis"



Nesta quarta-feira última, dia 25 de agosto, aconteceu no auditório do Museu Imperial de Petrópolis uma reunião do GT-Trem (Grupo de Trabalho do Trem) para apresentar a evolução do projeto de reativação da Estrada de Ferro Príncipe Grão-Pará, que contou com a presença do Prof. Antônio Pastori, do presidente do IPHAN, do Deputado Estadual João Pedro e autoridades de Magé e Petrópolis.



Após uma breve apresentação da história da ferrovia, Antonio Carlos Pastori, membro do GT, também mostrou algumas ações conquistadas.

Entre as novidades, está a aprovação pelo Governador Sérgio Cabral do projeto de lei nº 2736/2009, de autoria do Deputado Estadual João Pedro (25001), candidato a reeleição, que declara o “Expresso Imperial” de relevante interesse turístico e econômico para o nosso estado e a formação do GT Trem Estadual formado pelas Secretarias de Obras, Transportes e Turismo do estado do Rio de Janeiro e as Prefeituras de Petrópolis e Magé.



No entanto, restam-nos algumas conquistas referentes ao inicio das obras de restauração.



Bem, para colaborar com essa empreitada tão positiva, enviamos-lhe o link para o abaixo assinado:











Abraços,



Marcelo Cerceau
Conservador Restaurador de Bens Culturais
Associado a APCR - Associação Paulista de Conservadores Restauradores de Bens Culturais
Itaipava - Petrópolis - RJ



Um comentário:

Unknown disse...

É de absolunta necessidade a reinplantação desta estrada de ferro. Urgente diria eu, pois alem de socialmente viável, algumas comunidades estão surgindo no leito desta antiga estrada. Até alguns anos atrás eu conseguia caminhar por ele, hoje já existem barreiras como cercas e outras contruções,impedindo o livre acesso. Quanto mais demorar, mais inviável será.