FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

PRÓ MONARQUIA PROMOVE FÓRUM SOBRE AS AMEAÇAS DO PNDH-3 EM SÃO PAULO


BARÃO DO RIO BRANCO, INCOMPARÁVEL NA SUA CAPACIDADE POR ISSO É O PATRONO DA DIPLOMACIA BRASILEIRA !

Celso Amorim ultrapassa barão de Rio Branco em dias no cargo



Ambos expandiram a representação diplomática no exterior



ANDRÉ LOBATO



DE SÃO PAULO







Celso Amorim é o ministro das Relações Exteriores que mais dias ocupou o cargo na história do Brasil, ultrapassando nesta semana o barão de Rio Branco, o patrono da diplomacia brasileira.



Em Nova York para a Assembleia Geral das Nações Unidas, Amorim passou ontem em um dia o barão, que ficou 3.356 dias no cargo.



A superação se constata com a soma dos dias do governo Lula com os períodos como chanceler interino e nomeado por Itamar Franco, de 20 de julho de 1993 até o fim do mandato em 1994.



José Maria da Silva Paranhos, o barão do Rio Branco, foi chanceler de quatro presidentes entre 1902 e 1912.



Na história brasileira, o barão ficou conhecido por ter negociado as fronteiras brasileiras como são hoje.



"É o único caso de um território continental em que as fronteiras foram negociadas sem que houvesse guerra", afirma o historiador João Daniel Lima de Almeida.



A superação do grande ícone da diplomacia brasileira é um tabu que silencia diplomatas. Honrarias, salas e o instituto que forma os diplomatas brasileiros levam o nome do barão.



O próprio Amorim se nega a falar sobre assunto. Sua assessoria respondeu: "Ele disse que admira o barão e portanto não quer "brigar" com o fantasma dele".



Se o atual chanceler é visto por muitos hoje como resistente à política externa americana, o barão é amplamente reconhecido na historiografia diplomática brasileira pelo seu posicionamento pró-Estados Unidos.



A relação com o país que então emergia como uma potência mundial trouxe dividendos para o Brasil, que obteve apoio americano em negociações multilaterais do início do século passado.



Amorim, que foi considerado o melhor chanceler do mundo por David Rothkopf, da publicação "Foreign Policy", é admirado e criticado por ser resistente ao alinhamento aos EUA. Em comum, ambos expandiram significativamente a representação diplomática brasileira no exterior.



segunda-feira, 27 de setembro de 2010

GLÓRIA: RELÓGIO DESDE 1905 NUNCA ESTEVE TÃO ABANDONADO ! . .

Sem manutenção



Internauta reclama de má conservação no relógio da Glória

Publicada em 26/09/2010 às 21h53m

Texto do leitor Ronaldo Theobald






RIO - O relógio do Largo da Glória, monumento histórico do Rio, foi por muito tempo um cartão postal, desde 1905.

O relógio elétrico, com quatro mostradores e luminárias é uma verdadeira obra de arte.

O abandono de uma relíquia que embeleza a Rua da Glória é uma lástima.

A obra encontra-se sem a devida manutenção e por este motivo não está funcionando.

Mas o problema maior é que se tornou o ponto preferido dos "mijões", exalando o forte cheiro da urina.

Acho que o relógio deveria ser protegido por uma cerca para afastar os vândalos.



QUINTA DA BOA VISTA: Presídio será desativado para a Copa de 2014 e dará lugar a instalações provisórias de patrocinadores

Mudanças



Presídio em São Cristóvão será desativado para a Copa de 2014 e dará lugar a instalações provisórias de patrocinadores

Publicada em 26/09/2010 às 23h37m

Isabela Bastos

O GLOBO


RIO - A preparação do entorno do Maracanã para receber a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016 implicará na desativação de uma penitenciária do estado, em São Cristóvão. O presídio Evaristo de Moraes, instalado em parte de uma área pública de 50 mil metros quadrados, vizinho ao Jardim Zoológico e à Quinta da Boavista, será fechado, informou a secretária de Estado de Esporte Lazer e Turismo, Márcia Lins. O terreno - que abriga ainda quatro escolas estaduais e municipais e os almoxarifados de duas secretarias estaduais e do Corpo de Bombeiros - será usado, durante os eventos esportivos, como espaço de hospitalidade e instalações provisórias de patrocinadores.



O terreno do estado fica próximo à uma área de cem mil metros quadrados do Exército, no mesmo bairro, que está sendo comprada pela prefeitura por R$ 36 milhões. Na região será executado um projeto de reurbanização que prevê a ligação do Maracanã à Quinta da Boavista por uma passarela sobre a linha do trem da Supervia. Para a Copa do Mundo, segundo o prefeito Eduardo Paes, o terreno será usado como espaço operacional da Fifa. O mesmo deverá acontecer durante as Olimpíadas.



De acordo com a secretária, a limpeza do terreno visa a honrar compromissos firmados pelo Estado e pela prefeitura com a Fifa e o Comitê Olímpico Internacional (COI). No caso da Fifa, o acordo é disponibilizar um espaço de 85 mil metros quadrados nas imediações do Maracanã - palco da final da Copa do Mundo e das cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas - para a montagem das vilas de hospitalidade e dos patrocinadores da Copa (espaços em que as empresas recebem seus convidados), além de uma área para o estacionamento de ônibus e carros.



O COI fez o mesmo tipo de exigência para a Rio 2016. O espaço necessário, contudo, ainda será definido pelo comitê.



domingo, 26 de setembro de 2010

O HOSPÍCIO DE PEDRO II

O Hospício de Pedro II

26/09/2010 - 11:30
Enviado por: Paulo Pacini
JB


Com o início do século XIX, o tratamento de doentes mentais ingressou em nova fase, seguindo o trabalho desenvolvido por Philippe Pinel no hospital Salpêtrière, em Paris.

Com abordagem mais humana, os grilhões foram retirados e os doentes saíram do confinamento.

A estranheza da razão com relação à loucura continuou, é certo, mas pelo menos com menos violência física.



A nova postura emulou iniciativas semelhantes no mundo todo, e entre nós a primazia coube à Santa Casa de Misericórdia que, através do provedor José Clemente Pereira, propôs a construção do primeiro hospício de alienados do Brasil.

Com o apoio do imperador D. Pedro II, as obras iniciaram em setembro de 1842, ficando pronta a obra dez anos depois.





Hospício de Pedro II na ainda existente Praia da Saudade, há cem anos



O local escolhido ficava na Chácara do Vigário Geral, propriedade da Santa Casa, na Praia Vermelha, à qual foram acrescentados outros terrenos.

O belo prédio, projeto do arquiteto Domingos Monteiro, recebeu em dezembro de 1852 os primeiros pacientes, ficando os homens do lado direito e as mulheres à esquerda.

A rotina dos internos incluía trabalhos manuais, os quais supriam várias necessidades internas da instituição.



O Hospício de Pedro II foi retirado da jurisdição da Santa Casa em 1890, tornando-se "Hospício Nacional de Alienados", entrando em decadência, até ser resgatado por Pedro Calmon que, a partir de 1948, conseguiu incorporá-lo à Universidade do Brasil, hoje UFRJ, salvando-o da destruição certa nas mãos dos eternos oportunistas de ocasião.