FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sábado, 6 de agosto de 2011

PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO, A HISTÓRIA DE VIDA DE UM POVO ! . . .

Enviado por Simone Avellar - 05.08.2011
08h41m



Pérolas 'art déco' do Lido
O GLOBO




Rigor geométrico, predominância de linhas verticais, uso intenso de ornamentação e de elementos metálicos. Essas características, marcas do movimento europeu art déco, são visíveis em vários prédios da cidade — que preserva o maior acervo do estilo no Brasil, com aproximadamente 300 construções. O Cristo Redentor, o cinema Roxy e a torre da Central do Brasil são alguns exemplos famosos de art déco em terras cariocas. Mas um trecho de Copacabana se destaca por concentrar pérolas do gênero: somente no entorno do Lido são 88 edifícios.







— O epicentro do movimento nessa região se chama Copacabana Palace. A chegada do hotel, na década de 20, irradiou uma ideia de glamour. O estilo foi associado a prestígio, cativando a classe alta. Assim, o art déco foi se disseminando por toda a área — explica Márcio Alves Roiter, presidente do Instituto Art Déco Brasil.




 
O circuito “Pérolas do Lido” é uma das atrações mais aguardadas do XI Congresso Mundial de Art Déco, que acontece entre os dias 14 e 21 deste mês no Hotel Windsor Atlântica. Em um minitour, de uma hora e meia de duração, os congressistas vão caminhar por ruas do bairro para conhecer e estudar essas belezas arquitetônicas. Nas próximas páginas, o GLOBO-Zona Sul antecipa alguns destaques do roteiro.











O circuito “Pérolas do Lido” tem como ponto de partida o Edifício Riibeiro Moreira, na Rua Ronald de Carvalho 21. Erguido em 1928, o prédio se destaca pela originalidade da portaria. Entre suas características marcantes estão o hall alto, decorado com diferentes alturas de relevo e desenhos geométricos, que se repetem nos pisos e nas grades.



Um pouco mais adiante, no número 55 da mesma rua, o minitour faz uma parada no Edifício Petrônio, construído em 1934. O destaque também é a portaria do prédio, toda revestida em mármore com faixas coloridas contrastantes, que envolvem todo o espaço.



— Nesses dois exemplos, podemos perceber que, apesar do luxo das portarias, há um certo descaso com as fachadas. Estamos trabalhando para conscientizar os síndicos sobre isso. É importante que os prédios voltem a ter na parte externa o requinte que exibem no hall — diz Márcio Roiter.





Nenhum comentário: